saiba mais continuar O site da Apojovi e Aposénior faz uso de Cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.


Aposénior - Solidária

Para além dos seus serviços enquanto Universidade Senior, a Aposenior tem vindo a implementar projetos de solidariedade social com vista a uma participação cada vez mais ativa na comunidade.

Em 2007, em parceria com as Juntas de Freguesia de Santa Clara e S. Martinho do Bispo, criou um Projeto de Alfabetização tendo como público-alvo mulheres analfabetas, com idade superior a 50 anos, com o objetivo de, aumentando a sua escolaridade, aumentar, também, a sua auto estima e confiança, permitindo-lhes a conquista de um maior respeito na família e na sociedade, em geral, e uma maior participação ativa na comunidade. Em 2008, face ao êxito do Projecto de Alfabetização desenvolvido em parceria com as juntas de Freguesia referidas, este foi alargado a um grupo de mulheres em situação de risco, utentes da Comunidade de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra, sendo os seus objetivos para além dos mesmos referidos para a população sénior, facultar-lhes formação escolar que lhes permita a inserção na vida ativa, melhorando as suas condições de vida e diminuindo os riscos de violência não só na comunidade, mas também no seio da família. Em 2014, desenvolveu o Projeto TIC+ permitiu que, em parceria e com o apoio da Fundação PT, a Aposenior adquirisse recursos informáticos o que lhe possibilitou criar mais turmas de Informática e desenvolver mais cursos intensivos no âmbito das Novas Tecnologias. Com a aquisição destes recursos informáticos, proporcionou-se, a seniores residentes noutra área da cidade (incluindo seniores com mobilidade reduzida) o acesso a cursos de informática. O projeto permitiu, ainda, criar sessões grupais para seniores com dificuldades socio- económicas, nas quais podem aprender a utilizar um computador e podem utilizar de forma livre e gratuita os recursos informáticos da Aposenior, como forma de aproximação às TIC.

Em 2014 criou-se o GAES (Gabinete de Apoio e Encaminhamento Senior), desenvolvido para a freguesia de Santa Clara, com os seguintes objetivos: fazer um levantamento das necessidades da população senior, não institucionalizada, em relação ao seu bem-estar pessoal e social; contactar com as entidades prestadoras de serviços, capazes de solucionar as dificuldades detetadas; proceder à resolução de cada caso em parceria com as entidades envolvidas. A atuação do GAES permitiu verificar a necessidade de apoiar a população sénior, não institucionalizada, em situação de isolamento. Em 2015, alargou-se o âmbito deste Gabinete, com a implementação do Coimbra Ger@poio, projeto apoiado pelo programa "Mais Para Todos" do Lidl e da Sic Esperança, que visa sinalizar e apoiar seniores não institucionalizados que vivem sós, sem suporte familiar. A sinalização e a ativação de respostas sociais são feitas por uma rede de parceiros e de voluntários seniores e todos os registos são efetuados na plataforma informática Coimbra Ger@poio criada exclusivamente para este projeto.