saiba mais continuar O site da Apojovi e Aposénior faz uso de Cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Aposénior - Testemunhos

Maria Helena Veloso

“No meu caso concreto, que tem sido de aprendizagem das funcionalidades essenciais do uso das tecnologias informáticas, a frequência das aulas do curso de informática na APOSENIOR tem sido uma mais-valia já que me permite o acesso rápido a formas de conhecimento e informação, assim como o envio de informação on-line.

Relativamente às condições físicas e ao equipamento disponível na sala onde temos aulas, estou globalmente satisfeita, pois que as considero adequadas.”

António Dinis

“Estou aqui para aprender coisas novas que não tive tempo de aprender antes. Sou membro do Vivências, do Tiroliro, do Coro, estou inscrito também em Teatro, Informática e Photoshop. Nunca pensei em tornar-me no artista que sou. Para não falar do convívio, que é espetacular.”

José Margato

“Em boa hora retomei as aulas de informática na Aposenior, pois que a informática é indispensável no quotidiano de qualquer pessoa, nos tempos que correm.

De facto, hoje quem não sabe informática, pelo menos nas suas vertentes mais elementares, é como um analfabeto, pois que ela está impregnada e integra quase todos os momentos da vida das pessoas.

Frequento, com muito gosto e empenhamento as aulas.

É um mundo que estamos sempre a descobrir , com o premir de uma simples tecla. Eu chamo-lhe a arte do pormenor!

Na classe que frequento tenho as instalações como muito razoáveis e o material adequado em qualidade e quantidade, por forma a que os alunos possam atingir os desideratos a que se propuseram e assim não fiquem frustrados nas expetativas criadas.

Bem haja por tudo o que a Aposenior quer fazer por nós na descoberta deste mundo novo!”

Rosa Carvalhal

“É uma experiência maravilhosa. Aqui posso realizar muitos sonhos antigos, que antes não tive oportunidade. Já sinto uma melhoria nos conhecimentos informáticos, bem como na dança e no inglês. Também pratico Yoga e sou membro do grupo tiroliro. Nunca pensei! Além disso, é promovido aqui um excelente convívio entre as pessoas. O meu lema de vida é “aprender sempre até morrer””.

Jorge Patrício

“Fazendo parte dos alunos que frequentam a Universidade Sénior APOSÉNIOR e, por imperativo de justiça, quero transmitir o meu testemunho de grande satisfação por fazer parte da família APOSÉNIOR.

Das várias disciplinas que frequento, quero destacar a disciplina de Informática que, não obstante ter á data do início da frequência alguns conhecimentos básicos nesta área, em especial em Office Word, pretendia acumular e aprofundar outros conhecimentos, em especial em PowerPoint, Excel e Redes Sociais.

Este acumular de conhecimentos e a vivência no seio da Aposenior tem, certamente, um impacto muito positivo para todos os que frequentam esta Instituição. Além da parte pedagógica devo realçar as boas condições de funcionamento da aula de informática, não só pelas condições de área e equipamento, como também pelos equipamentos informáticos.

Vamos em frente APOSENIOR!”

Alberto Ramos

“Para mim que era leigo em relação às novas tecnologias, as aulas de informática foram uma mais-valia. Sem dúvida que a internet é um poço de informação sem fundo que nos permite pesquisar diversas áreas ou temáticas. Desde a criação do meu email até ao faceboock foi um percurso árduo mas que valeu a pena.

Hoje os conhecimentos adquiridos, permitem-me fazer inúmeras pesquisas sobre os mais variados temas da actualidade. Apesar da minha idade, passo alguns dos meus tempos livres a “brincar”, coisa que outrora não era possível pois desconhecia estes meandros de informação. Relativamente ao espaço físico onde as aulas de informática decorreram, acho que é adequado e muito agradável, assim como os equipamentos (computadores) que nos disponibilizam. Embora não perceba tudo das capacidades destas máquinas, aquelas em que trabalhamos são boas e adequadas.”

Clara Jorge

“Gosto muito do convívio que aqui é proporcionado. Frequento o Teatro, faço parte do Vivências e do Coro. “Artes” foi uma área que sempre me impressionou e agora tenho oportunidade de a seguir. O ambiente é espetacular, é como uma família. Considero que esta atividade tão completa não se encontra em qualquer lado.”

Cesário Rocha

“Frequento a Aposénior. Para além da competência, empenho e simpatia dos docentes, as instalações e o material, em meu entender, reúnem os requisitos necessários para aprendizagem das matérias e uso das novas tecnologias-informática- essenciais para o conhecimento e transmissão da informação e de trabalho diário.”

Margarida Pessanha

Margarida Morais Sarmento, desde 2006 na Aposenior, irá ser a primeira utente a estrear este espaço onde pretendemos dar a conhecer os testemunhos e as experiências vividas por todos aquele que frequentam a nossa Universidade Senior e que a vivenciam no seu dia-a-dia, fazendo parte da sua história e sendo a sua força motriz

 “ Estou na Aposenior desde de 2006, numa tentativa de não estagnar. Quero não perder a capacidade de olhar, ver, observar , e continuar a questionar o Mundo

Presentemente estou inscrita nas disciplinas de Informática, Cultura Portuguesa e Psicologia.  também pertenço ao Coro Misto da Aposenior. Participo, ainda, nas inúmeras atividades organizadas pela instituição: palestras, debates, visitas de estudo, passeios, convívios musicais, etc.

Destaco uma das últimas sessões a que assisti, dedicada à música: "Porquê ouvir os clássicos?", que abordou  a música clássica ao longo dos tempos. Foi muito bom ver o entusiasmo das formadoras Drªs Ana Isabel Freijo e Fátima Fontes, que souberam transmitir toda a sua paixão pela música. Foi muito bom porque este tema veio ao encontro de uma das minhas paixões: a música clássica.

Quero,  também,  deixar aqui um agradecimento a todos os colaboradores da Aposenior pela forma como lidam com o público mais velho.

Mabília Machado - hemispherium

Em auditório próprio no exploratório, foi exibido um filme, em 360, o qual foi muito bem documentado, ao qual assistimos confortavelmente. Foram 45 minutos, intensos de conhecimento adquirido, por parte dos convidados. A minha opinião, é que é um filme de grande qualidade, juntando a ficção á realidade, com imagens no fundo do mar, e do cimo do planeta. Gostei. Será bom repetirem estes eventos.

Pelo que ouvi por parte das minhas companheiras, também gostaram, tal como eu. No final foi oferecido um lanche aos convidados.

Maria do Céu Carvalho

Maria do Céu Marques de Carvalho, desde 2016 na Aposenior, é uma das participantes nas aulas de Informática, de Ginástica Mental e do Positivamente. Sendo que depressa nos conquistou com a sua simplicidade e simpatia, daí querermos dar espaço para que ela possa testemunhar a sua experiência na Aposenior.

“Por razões de saúde fui reformada antecipadamente. Não estava minimamente preparada para deixar de fazer aquilo de que gostava. Há que começar e novo. Depois de ter andado um tanto desorientada, estou a tentar recomeçar outro modo de vida. Fui "parar" à Aposenior, na tentativa de aprender coisas novas e ocupar o tempo agora disponível. Encontrei uma equipa jovem, competente, simpática, com disponibilidade permanente e uma paciência acima do normal. Além de agradecer à Doutora Leonor que é o "motor" da equipa, tenho ainda de salientar os jovens que me dão as aulas: a Sílvia, o Nuno, a Ana Rita, a Joana e o Pedro. O MEU MUITO OBRIGADO. Mantenham-se jovens e inteligentes por muitos anos. Um abraço enorme!”